FÍSICA

O QUE É FÍSICA?

A física analisa propriedades e relações existentes entre os objetos, descrevendo e explicando as suas consequências. O principal trabalho da física é a busca da compreensão científica de comportamentos gerais e naturais do Universo, indo desde as partículas elementares até os maiores objetos existentes.




A Física é a área das ciências naturais que estuda os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do espaço e do tempo.

Ramos da Física

Didaticamente, a física é dividida em:

Mecânica – estuda o movimento e suas causas;

Termologia – estuda o calor;

Acústica – estuda o som;

Óptica – estuda a luz;

Eletricidade – estuda a eletricidade;


Física moderna – estuda tudo relacionado à física após 1900.







A Física procura descrever, prever e justificar através de leis os fenômenos que acontecem com a matéria no decorrer do espaço e do tempo.


A física é uma ciência significativa e influente e suas evoluções são frequentemente traduzidas no desenvolvimento de novas tecnologias. O avanço nos conhecimentos em eletromagnetismo permitiu o desenvolvimento de tecnologias que certamente influenciam o cotidiano da sociedade moderna: o domínio da energia elétrica permitiu o desenvolvimento e construção dos aparelhos elétricos; o domínio sobre as radiações eletromagnéticas e o controle refinado das correntes elétricas permitiu o surgimento da eletrônica e o consequente desenvolvimento das telecomunicações globais e da informática, que são indissociáveis da definição de sociedade civilizada contemporânea

Áreas da Física
em ordem alfabética:
* Acústica
* Astrofísica
* Biofísica
* Ciência planetária
* Cosmologia
* Dinâmica dos fluidos
* Econofísica
* Electromagnetismo
* Eletrônica
* Física atmosférica
* Física atômica
* Física biomédica
* Física computacional
* Física da computação
* Física da matéria condensada
* Física de materiais
* Física de partículas
* Física de Plasmas
* Física matemática
* Física médica
* Física molecular
* Física Nuclear
* Física oceânica
* Física química
* Geofísica
* Mecânica clássica
* Mecânica estatística
* Mecânica quântica
* Óptica
* Relatividade geral
* Relatividade restrita
* Teoria clássica de campos
* Teoria quântica de campos
* Termodinâmica
* Termologia

A física estuda a natureza. Entretanto, outras ciências também o fazem: a Química, a Biologia, a Geologia, a Economia (ainda que seja a natureza humana), etc. Como definir a área de atuação de cada uma delas? Esta é uma pergunta difícil, sem resposta consensual. Ainda mais quando áreas interdisciplinares aparecem aos montes: Físico-Química, Biofísica, Geofísica, Econofísica, etc.





Na Física Clássica são estudadas todas as teorias e conhecimentos desenvolvidos antes do século XIX, com os estudos de física aristotélica, física clássica, termodinâmica, eletromagnetismo e mecânica ondulatória.
Na Física Moderna estão englobados os conceitos e teorias desenvolvidos a partir do século XX, como a física quântica, a física experimental, a física nuclear, a física vestibular e a relatividade.

Postar um comentário

1

Velocidade Média Exercicios 9º ano Resolvidos

Exercícios da Segunda Lei de Newton 9º ano - Com Respostas

Aceleração Média Exercícios 9° ano

Ondulatória Exercícios 9° Ano

INTRODUÇÃO AS LEIS DE NEWTON