Espelhos Planos Exercícios UERJ


Espelhos Planos Exercícios UERJ


Repare que na parte de trás do espelho encontramos uma imagem refletida, o ponto P’, que é fruto do prolongamento dos dois raios de luz emanados do ponto P ao incidirem o plano do espelho. A intersecção dos raios prolongados decorre então das leis de reflexão, que também envolvem o principio de Fermat, que diz:


“de todos os caminhos possíveis para ir de um ponto a outro, a luz segue aquele que é percorrido no tempo mínimo.”


Pierre Fermat, entre seus estudos encontrou um método novo para época (1657) para determinar a trajetória dos raios luminosos, baseado na idéia de que a natureza sempre atua pelo caminho mais curto.


Os conceitos de simetria significam que o ponto P e P’, permanecem na mesma reta normal ao espelho e estão equidistantes (d = d’) a superfície refletora. Podemos notar que o objeto (P) e a imagem (P’) possuem o mesmo tamanho, e, em caso de movimento relativo ao espelho, possuirão iguais velocidades.


Uma outra característica das imagens formadas pelos espelhos planos é a de que elas são enantiomorfas, ou seja, a simetria de dois objetos que não podem ser sobrepostos. Na formação da imagem existe uma inversão da direita para a esquerda e não de baixo para cima. Por exemplo, uma imagem refletida da mão esquerda de uma pessoa será a mão direita, no entanto a imagem dos pés refletidos não significa que eles estão na cabeça. Isso nos leva a crer que nunca na vida, uma pessoa conseguiu observar a própria face como ela realmente é (utilizando espelhos).


São muitos os exemplos em nosso dia a dia dessa aplicação, um bem comum dessa característica estão nas ambulâncias, pois se repararmos na frente delas está escrita a palavra ambulância invertida, isso porque o carro que estiver a frente ao observá-la pelo retrovisor verá a palavra escrita corretamente.




01. (ODONTO – DIAMANTINA) Um objeto vertical de 1,8m de altura é colocado a 2,0m de distância de um espelho plano vertical de 1,2m de altura, obtendo-se uma imagem de altura H. Se o objeto afastar-se do espelho, para uma nova distância igual a 6,0m do espelho, a imagem terá a altura H’. Para essa situação é correto afirmar que:





a) H = H’ = 1,2m

b) H = H’ = 1,8m

c) H = 1,8m e H’ = 0,6m

d) H = 1,2m e H’ = 0,4m

e) não haverá formação de imagem do objeto com o espelho citado



04. (UNIFOR) Sobre o vidro de um espelho plano coloca-se a ponta de um lápis e verifica-se que a distância entre a ponta do lápis e sua imagem é de 12mm. Em mm, a espessura do vidro do espelho é, então, de:
a) 3,0
b) 6,0
c) 9,0
d) 12
e) 24

06. (UNAMA) Um objeto aproxima-se perpendicularmente de um espelho plano com velocidade constante. Num determinado instante, a distância que o separa do espelho é 20cm. Logo, podemos afirmar que, nesse instante, a distância entre o objeto e sua imagem é:
a) 10cm
b) 20cm
c) 30cm
d) 40cm
e) 50cm
07. (PUC – SP) Você está em uma sala de forma quadrática de lado 3,0m e altura 2,2m, em frente a um espelho plano de 1,0m de comprimento e 2,2m de altura, fixo em uma das paredes, concêntrico à parede. Você pode deslocar-se sobre a mediatriz do comprimento do espelho e, por reflexão, visualizará:
a) metade da parede, se estiver encostado na parede oposta;
b) toda a parede oposta, estando no centro da sala;
c) toda a parede oposta, independente da posição;
d) metade da parede, estando no centro da sala;
e) somente 1,0m do comprimento da parede, independentemente de sua posição.







08. (UFRRJ) Numa sala com uma parede espelhada, uma pessoa se afasta perpendicularmente dela, com velocidade escalar de 2,0m/s. A velocidade escalar com que a pessoa se afasta de sua imagem é de:
a) 1,0m/s
b) 2,0m/s
c) 4,0m/s
d) 6,0m/s
e) 10m/s

10. (FESP) Uma partícula cai verticalmente sobre um espelho plano horizontal, que está com sua face polida voltada para cima. O módulo de aceleração da partícula em relação à sua imagem no espelho vale, aproximadamente:
a) 30 m/s2b) 20 m/s2c) 10 m/s2d) 5,0 m/s2e) zero

Respostas:
01 – B02 – C03 – E04 – B05 – D
06 – D07 – B08 – C09 – E10 – B




Postar um comentário

1

Velocidade Média Exercicios 9º ano Resolvidos

Exercícios da Segunda Lei de Newton 9º ano - Com Respostas

Aceleração Média Exercícios 9° ano

Ondulatória Exercícios 9° Ano

INTRODUÇÃO AS LEIS DE NEWTON